Olá Amores!!!
Hoje vou falar um pouquinho sobre Sebastião Salgado (8/02/1944 – 23/05/2025), um fotógrafo renomado, que nos deixou e foi uma grande inspiração para mim. Conheci o trabalho dele na faculdade e fiquei encantada, sobre seu trabalho “Serra Pelada”, que retratava a situação do trabalhador no garimpo brasileiro. Dentro de uma precariedade, o trabalho que vendia o sonho de riqueza e mobilizou o Brasil por bons anos.
Sua marca sempre foi esse preto e branco! E o que mais me encantou nele, foi seu olhar para o social como se preocupava com o planeta e com a humanidade no futuro. Fazia questão de retratar o presente para que o homem se veja o seu dentro do ecossistema! A exposição dele que mais me marcou foi “Genesis”, que foi um projeto para mostrar a pureza dos lugares intocados, onde a natureza estava no seu estado mais primitivo.
Seu legado foi a criação do “Instituto Terra”, esse trabalho foi uma iniciativa ambiental de mudar o cenário de degradação ambiental na região onde passou sua infância. O projeto que começou na sua fazenda se expandiu pela área do Rio do Doce transformando em santuário da biodiversidade com mais de 3,5 Milhões de arvores plantadas.
Enfim, uma só quis mostrar o que me inspirou nele! Pois sua biografia está muito bem representada por dezenas aqui na internet. Eu muito triste pois minhas inspirações estão partindo e o que conforta é o legado que cada um está deixando.
Um caminhão de beijinhos















